Se você tem um peso saudável e se sente bem a maior parte do tempo, pode pensar que não precisa se preocupar com um plano de alimentação saudável.
Você pode ser um dos sortudos que escolhe instintivamente os alimentos certos e nunca precisa realmente pensar muito no que você coloca na boca.
Ou você pode ser uma das pessoas de sorte que parecem capazes de comer qualquer coisa e nunca têm problemas.
Se você é como o resto de nós, precisa ter muito cuidado com o que come.
Um plano de alimentação saudável pode não ser algo em que todos pensamos conscientemente, mas deveríamos.
Muitos de nós tentamos fazer escolhas saudáveis sempre que comemos algo, e podemos até considerar rapidamente o que mais comemos naquele dia ou semana antes de comermos novamente.
Mas geralmente não temos uma imagem geral de nossas dietas.
A maioria de nós realmente não sabe quanta gordura comemos, por exemplo.
E a maioria de nós come muito açúcar sem nem mesmo saber.
Normalmente, não nos preocupamos em seguir um plano de alimentação saudável até precisarmos perder peso ou até que nosso médico nos informe que nosso colesterol, açúcar no sangue ou pressão sangüínea estão muito altos.
Ou pior, nosso médico nos diz que todas essas coisas precisam melhorar.
É quando a maioria de nós decide de repente que precisa de um plano de alimentação saudável.
Mas se estivéssemos seguindo uma dieta saudável, poderíamos nunca ter tido problemas de saúde ou peso.
Portanto, nunca é muito cedo para começar a formular um plano para uma alimentação saudável, não apenas para manter um peso saudável (ou perder peso, se necessário), mas para evitar os problemas que tantas pessoas enfrentam como diabetes e pressão alta.
Se as pessoas da sua família tenderem a desenvolver diabetes mais tarde na vida, ou se houver histórico de doença cardíaca, colesterol alto ou pressão alta, quanto mais cedo você começar a seguir um plano de alimentação saudável, melhor.
É menos provável que você desenvolva essas mesmas doenças se começar a se cuidar agora. E a boa notícia é que nunca é tarde demais.
Você pode pensar que passou 40 anos ou mais comendo o que deseja e provavelmente já está caminhando para essas doenças - e pode estar certo.
Mas se você começar a seguir uma dieta saudável hoje, perder qualquer excesso de peso e fazer escolhas conscientes sobre o que come (e quanto exercício faz) reduz automaticamente os riscos de desenvolver essas doenças.
É especialmente importante seguir uma dieta saudável, não apenas para você, mas para seus filhos e outros membros da família. As crianças fazem o que vêem.
Se você mostrar que nutrição e saúde são importantes, é mais provável que seus filhos também se preocupem com a saúde.
E eles terão uma chance melhor de evitar essas mesmas doenças.
Um plano de alimentação saudável pode ajudá-lo e executá-lo com o pé direito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.